quarta-feira, 1 de julho de 2009

Não se deixem enganar!!

.
1. Publicidade enganosa pseudo-científica!
.
As palavras "até" e "desde" têm enorme poder publicitário... são publicidade enganosa mascarada mas permitem enganar as pessoas de forma legal!

Já todos vimos aqueles placards com os preços "desde x euros" onde o preço de saldo aparece em letras garrafais na frente de um cabide cheio de peças e o "desde" aparece reduzido. No final todas as peças são muito mais caras e com o preço publicitado haverá 1 ou 2 peças se tivermos sorte!
.
Também vários produtos têm escrito "duração até x dias", quando na verdade esse tempo é o máximo que pode ser obtido numa raridade de casos.
.
Mais interessante são os "testes científicos" dos produtos de cosmética: muitos são apenas testes de laboratório onde se comprova o modelo físico ou bioquimico em que se baseia o produto, sem se saber se resulta após aplicação na prática; outros são feitos num número reduzido de pessoas e há ainda outros que têm resultados tão maus que é difícil acreditar que os divulguem mesmo! Mas o que interessa é comprovar que aquele resultado fantástico foi obtido pelo menos em 1 pessoa que seja, assim já passa a ser "cientifico", não se pode negar que é possível e muito menos acusar de estarem a mentir! O resto é feito pela maquilhagem publicitária que coloca em letras vistosas o efeito desejado (que foi obtido na minoria dos casos) e acrescenta um asterisco que remete para o efeito real (obtido na maioria) e que aparece escrito em letras quase ilegíveis!
.

Isto é comum em vários cremes de rosto e corpo mas o que mais me surpreendeu foram mesmo os vernizes da Maybelline onde destacam "até 7 dias de duração*" e o asterisco refere " teste de satisfação em 106 mulheres, resultado observado em 34 mulheres" (o que corresponde a 32%). Ou seja, muito aquém sequer da metade das pessoas em que foi testado!!!
Toda a gente sabe que os produtos nunca duram o que publicitam mas podiam pelo menos abster-se de mostrar os verdadeiros resultados no asterisco, é que assim às cegas o pessoal ainda acredita que pelo menos 60-70% das pessoas irá obter o efeito publicitado, agora 32% de satisfação é provavelmente motivo para um descrédito total!!! O mais caricato é que eu até acho que estes vernizes da Maybelline são fantásticos, secam rapidamente, têm cores agradáveis, preço justo e realmente duram até 7 dias!! Mas lendo a publicidade até fico com dúvidas com a minha opinião tão positiva!! Pertencerei eu ao grupo da minoria? ;-)
.
Ora, se eles publicitam confiantes estes "fantásticos" resultados, imaginem a percentagem de sucesso dos produtos em que não divulgam os resultados dos testes!!
E nós acreditamos, certo??
.
.
2. Reclamação
.
Um aspecto que acho curioso é o facto de existirem produtos à venda que podem ser totalmente ineficazes e ainda assim ninguém reclamar! Se comprarmos um radio ou uma máquina e não funcionar vamos devolver mas se comprarmos um creme, um artigo de cosmética que não cumpriu minimamente o publicitado não vamos a correr devolver nem reclamar. Na verdade podem publicitar o que quiserem, mesmo sem testes cientificos, porque se não resultar também não há grandes problemas. Já estamos tão habituados a que as coisas não cumpram o publicitado que nos limitamos apenas a escolher outro produto da próxima vez. Aquele fica arrumado ou vai para o lixo. Não acham um negócio vantajoso? Criar assim um spray de água que promete resolver os principais problemas (ex: reduzir a celulite e as rugas). Só o efeito placebo bastaria para termos uns casos de sucesso, o resto é publicidade e confiança na ansiedade e crença das pessoas que existem milagres!!
.
.
Em conclusão: não se deixem enganar... a nossa ânsia de ver resolvidos aqueles pequenos problemas ou a ingenuidade de acreditar que é possível obter milagrosamente aquele efeito desejado são a chave do sucesso deste mercado e o combustível que o mantém aceso!

3 comentários:

Super saldos disse...

Tudo o que disseste aqui é verdade, mas ninguém reclama porque todos nós sabemos que não vale apena. Se lá vamos e dizemos que o creme (por exemplo) não fez o prometido, as desculpas serão sempre as mesmas do genero:
* Não fez a aplicação de forma
adequada;
* A sua pele requere cuidados muito mais intensivos, por isso para que resulte mesmo tem de levar mais este, e este, e aquele...
* Com certesa faz uma má alimentação, ou tem uma vida muito stressante...

Caso o creme faça alguma alergia, a culpa mais uma vez não é do creme, mas sim da nossa pele!

E relativamente a produtos de emagrecimento, que prometem milgares na tv, quando lá chegamos, o que nos dizem é: Pois, para que resulte mesmo,juntamente com o "medicamento" tem de fazer actividade fisica e uma boa alimentação (pudera, que eu saiba dessa maneira, com ou sem medicamento, todos conseguimos emagrecer certo?)

Ou seja, (não digo que não há produtos que fazem o que prometem) mas a verdade é que é raro o que faz!

Eu fui a uma dermatologista, onde gastei muito dinheiro, seguidamente tive de tomar comprimidos que me receitou, e cremes, que ainda mais caros custaram, a minha pele ficou pior, levei uns bons anos a gastar dinheiro em cremes milagrosos para o acne, e (agora é a parte mais gira), fui a uma clinica de estética, paguei 100 euros, e o problema do acne ficou resolvido com 4 sessões de laser. Sem dor, de forma rápida, sem o trabalho de aplicar a noite, de dia, ao almoço, ao jantar..., sem sair de lá com a pele vermelha ou queimada (isto era o que me diziam quando eu dizia que gostava de experimentar fazer o tratamento a laser, só lamento não ter feito mais cedo! pois tinha poupado tempo, dinheiro, e crises de auto-estima!)

Agora, recomendo, que não gastem dinheiro em cremes, produtos de emagrecimento, e coisas do genero, com o mesmo dinheiro, conseguimos acabar realmente com os desastres, recorrendo a clinicas de estetica!

ComoNovo disse...

Em relação a problemas de cosmética, a verdade é que a Medicina dermatológica está longe de oferecer soluções adequadas! A cosmética/estética embora não seja tão cientifica, está bem mais avançada e oferece melhores resultados. Isso é notório por ex em relação a problemas de cabelos e couro cabeludo ou a problemas de pele que não seja propriamente doenças.

Fiquei curiosa em relação a esse tratamento de laser... qual a clínica de que falas? Talvez eu tb arrisque mas como tenho a pele muito branca sempre tuve algum receio das queimaduras...

Super saldos disse...

Eu também sou super branquinha, e tenho pele sensivel, o tratamento só pode ser feito no verão, e os resultados não são logo visiveis, so com as sessoes é que vamos notando que melhora imenso, eu tive de parar porque começei a fazer quase antes do Verão começar, consegui fazer 4 sessões (20 euros cada) a clinica não é conhecida, é uma clinica na minha cidade, por não ser connhecida fica tudo mais barato. (digo eu). Mas saimos da clinica sem vermelhidão nenhuma na pele. o tratamento a laser não serve só para acabar com o acne, acaba també, com as manchas, e com os poros abertos, é muito bom! Eu sei que acabando o Verão, vou recomeçar o tratamento, pois vale muito apena, e quantas de nós já não gastou muito mais de 20 euros num creme que ainda piorou mais que o que estava?
Eu aconselho, e em relação a pele branquinha não tem mal nenhum, aliás, ele clareia a pele, por isso penso que só não é recomendado a pessoas de cor...