quarta-feira, 24 de junho de 2009

PRÓXIMA INSTITUIÇÃO

Já há algum tempo que tinha vontade de colaborar com esta associação internacional de solidariedade, que actua no âmbito do combate à pobreza mundial:


A ideia base é emprestar dinheiro directamente às pessoas em necessidade mas com o objectivo de financiar projectos específicos que permitem melhorar o seu rendimento e qualidade de vida.É uma espécie de microcrédito solidário.

Estes projectos podem ser desenvolvidos em múltiplas áreas: agricultura e pescas, saúde, comércio e serviços, artes, educação, etc. Alguns exemplos:


Peru - para compra de cereais


Azerbeijão - para investir na agricultura

Filipinas - para desenvolver a actividade de costureira

Bosnia - para abrir uma mercearia

Serra Leoa - para montar uma farmácia comunitária

O site apresenta cada um desses projectos, as pessoas envolvidas, o montante que necessitam angariar e o tempo que se prevê para a devolução do dinheiro. O montante mínimo para contribuir é de 25 $.
.
Muitas vezes ficamos na dúvida se o nosso contributo solidário irá realmente parar às mãos daqueles que necessitam. Por outro lado acho que todos concordamos que "não basta dar o peixe, é necessário ensinar a pescar". Neste caso, estamos ainda a dar a cana de pesca! Por isso considero este projecto uma forma dinâmica de ajudar com solidariedade mas também com responsabilidade.
.
Assim, o próximo contributo deste site irá para esta associação.
Espero a vossa participação activa!

Sem comentários: